TRANSPARÊNCIA SENAI


Gratuidade

Atuação do SENAI em Gratuidade Regimental

O SENAI forma profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional e a formação continuada, até cursos técnicos de nível médio e superior (graduação e pós-graduação). O SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, por intermédio de unidades fixas e móveis disponíveis em 2,7 mil municípios brasileiros.

Além de oferecer educação profissional de qualidade, o SENAI apoia a competitividade da indústria brasileira, por meio da rede de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, que contam com infraestrutura e profissionais capacitados para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores. O SENAI também projetou os Institutos SENAI de Inovação (ISI), que têm como missão facilitar os projetos de pesquisa e de desenvolvimento e estimular as iniciativas de inovação e a formação de parques tecnológicos. Ainda com esse propósito, mantém os Institutos SENAI de Tecnologia em vários estados do país, oferecendo serviços laboratoriais, de metrologia, de consultorias técnicas especializadas e de desenvolvimento de produtos e processos industriais.

Em 2008 foram incorporados ao Regimento do SENAI dispositivos normativos para ampliação gradual da oferta de vagas gratuitas nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada, até alcançar o patamar de 66,6% da Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral .

Em 2016, dos recursos dessa receita líquida compulsória, 87% foram destinados à Educação Profissional e Tecnológica, resultando na realização de 2,6 milhões de matrículas, que totalizam mais de 242 milhões de alunos-horas, dos quais 48% foram em gratuidade regimental e 11% em bolsa de estudo, correspondendo, respectivamente, a 67% e a 8% da receita líquida compulsória.

Os Departamentos do SENAI, nacional e regionais, estão trabalhando para, em breve, divulgar as suas ações e atividades gratuitas disponíveis.

___________________

(1) De acordo com o Regimento do SENAI (§1º do Art. 68), entende‐se como Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral, o valor correspondente a 92,5% (noventa e dois inteiros e cinco décimos por cento) da Receita Bruta de Contribuição Compulsória Geral
Metodologia de Apuração da Gratuidade Regimental - SENAI 76,1 KB