TRANSPARÊNCIA SESI


Gratuidade

Atuação do SESI em Gratuidade Regulamentar

O SESI, para responder ao desafio das empresas de contar com um capital humano capaz de interagir com as novas tecnologias e processos produtivos, mantém rede de escolas que oferecem educação básica e educação de jovens e adultos para os trabalhadores da indústria e seus dependentes em todos os estados da Federação, assim como desenvolve ações de educação continuada de competências requeridas pelo setor industrial.

O SESI também oferece às empresas e aos industriários programas de promoção da qualidade de vida, especialmente, nas áreas de segurança e medicina do trabalho e da saúde, de forma a aumentar a produtividade da indústria e o seu papel decisivo no fortalecimento e no desenvolvimento sustentável do Brasil.

Em 2008, foram incorporados ao Regulamento do SESI dispositivos estabelecendo a ampliação gradual de recursos provenientes da receita compulsória para a educação e para gratuidade que, até atingir em seis anos, a meta de 33,33% da Receita Líquida de Contribuição Compulsória em educação básica e continuada, dos quais a metade destinados a vagas gratuitas.

Em 2016, dos recursos desta receita líquida compulsória 49% foram destinadas à educação básica e continuada, resultando em 1,7 milhão de matrículas, das quais 39% em gratuidade regulamentar e 27% em bolsas de estudos, correspondendo, respectivamente, a 20% e a 4% da receita compulsória líquida.

Os Departamentos do SESI, nacional e regionais, estão trabalhando para, em breve, divulgar as suas ações e atividades gratuitas disponíveis.

_____________________

(1) De acordo com o Regulamento do SESI (Art. 69), entende-se como Receita Líquida de Contribuição Compulsória, o valor correspondente a 83,25% (oitenta e três inteiros e vinte cinco décimos por cento) da Receita Bruta de Contribuição Compúlsória.
Metodologia de Apuração da Gratuidade Regulamentar - SESI 111,5 KB